A obra é uma parceria entre a Itaipu Binacional e o governo do Paraná e já está 84% concluída. A ponte ligará Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Puerto Presidente Franco.
Juntamente com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, visitou, nesta sexta-feira (03/06), as obras da Ponte da Integração entre o Brasil e o Paraguai, em Foz do Iguaçu (PR). O evento também teve a presença do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.
A Ponte da Integração está com 84% da obra concluída e deverá ser inaugurada nos próximos meses. A obra é uma parceria entre a Itaipu Binacional, comandada por Brasil e Paraguai, e o Governo do Estado do Paraná. O investimento é de cerca de R$ 320 milhões.
A nova ponte está sendo construída sobre o rio Paraná, possui 760 metros de comprimento e um vão livre de 470 metros, o maior da América Latina. O empreendimento ligará Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Puerto Presidente Franco. A nova via permitirá desafogar o fluxo intenso na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu à Ciudad del Este.
“Essa ponte faz mais do que ligar duas nações: ela é o símbolo do que é possível ser feito quando nações amigas trabalham em parceria. Vamos marchar juntos com o Brasil em um futuro fortemente compromissado com o combate à corrupção e com os investimentos privados e, assim, vamos colocar o País no caminho da prosperidade”, declarou Sachsida.
Ainda pela manhã, o ministro acompanhou o presidente Bolsonaro em outra agenda oficial na cidade de Umuarama, no noroeste do Paraná. Eles visitaram um trecho da BR-487, a Estrada Boiadeira, que passa por obra de restauração, implantação e pavimentação, com investimentos de R$ 232,8 milhões. O evento ocorreu no Parque de Exposições da cidade.